4 dicas essenciais na preparação dos concurseiros de alto rendimento

Concorrência enorme, provas cada vez mais difíceis, bancas exigentes nas correções, pegadinhas nos enunciados, provas teóricas, provas práticas, curso de formação etc. Ufa! Esse mundo dos concursos parece uma maratona com obstáculos que não acabam mais.

Mas essa “crueldade” toda tem um gosto saboroso para quem passa por todas essas provações: o sonhado cargo público! Seria muito ingênuo achar que o Estado contrataria alguém que não fosse minimamente capaz, esperto e dedicado para poder contar com ele nas próximas décadas no seu quadro de servidores.

Para isso, você concurseiro vai ter que passar pelo dia a dia dos estudos intensos. Por isso, aqui vão 4 dicas essenciais que fazem a diferença e elevam seu rendimento em busca do concurso desejado.

Dica 1 – Entenda como seu corpo aproveita melhor os estudos

Parece loucura essa dica, mas com o tempo você entende o potencial que ela tem. Adquira com o tempo o autoconhecimento e se adapte ao que mais faz bem para você.

Seja em horários, seja em distribuição de matérias, seja em método de estudos. Por exemplo: um concurseiro que trabalha em tempo parcial e rende melhor de dia.

Como ele pode fazer para render mais e potencializar seus resultados?

Se o concurseiro é do tipo matutino, ou seja, funciona melhor de dia, não deve “desperdiçar” as melhores horas do seu dia em outras tarefas que não sejam as direcionadas aos estudos.

Combine com a empresa ou com seu chefe de trabalhar apenas no período da tarde para poder estudar pela manhã.

Concentre-se em ter um melhor aproveitamento de estudos no horário das 7 às 11, por exemplo. Serão 4 horas do dia muito bem aproveitadas que farão a diferença no final.

Dica 2 – Saiba dizer “Não” nas horas certas, sem culpas

Sabe aquelas pessoas que estão o tempo todo a sua volta? Pois é, você vai começar a ter que ser “chato(a)” com elas.

Eles são parte fundamental no seu projeto e podem se empolgar junto com você te ajudando a comprar materiais, apostilas, pagando inscrições, mas também podem minar suas chances se você gerenciar mal suas relações.

Aquele familiar ou amigo(a) que chama você para sair, curtir uma balada, um cineminha.

Coisa leve, afinal de contas, nem dá para perceber que você passou das 17h às 23h se divertindo no shopping.

Cui-da-do! Essas armadilhas que aparecem repentinamente na sua semana podem atrasar, e muito, sua aprovação.

Tenha a paciência em escutá-los, entender os diversos argumentos convincentes que eles terão na manga para você fazer o que eles querem, mas no final diga que não poderá.

Eles têm que perceber de algum jeito que você está estudando realmente para o concurso dos seus sonhos; a sua vibe temporariamente é outra. Saiba dizer NÃO sem culpas.

Nessa jornada, você vai se sentir compelido a dizer um “sim” simplesmente por achar que a pessoa pode encarar que você está se afastando, mas se ela é sua companheira de verdade, vai compreender sua situação de uma maneira ou de outra.

Dica 3 – Compense os furos no planejamento dos estudos com as horas livres

A dica 3 tem correlação também com a dica 2. Sabe aquela festa que você tinha que ir e não tinha como recusar?

Exato, esses casos devem ser exceção na vida de um concurseiro, mas elas existem e fazem com que o calendário de estudos fique mais apertado!

A festa de aniversário de arromba da sua tia querida, a comemoração de dia dos namorados, ou aquele passeio imperdível no final de semana com família.

Definitivamente são horas preciosas, que podem ser utilizadas para você reciclar sua mente, pois a vida não dá outra chance de aproveitar esses momentos, mas também são horas que te deixam um pouco mais distantes do cargo desejado.

Adicione buffers na sua semana. Buffers são pulmões de tempo no seu cronograma! São tempos de atividade livre no seu plano de estudos semanal que você pode utilizar quando precisou sacrificar um tempo de estudos.

Por exemplo, numa das semanas de estudos você planejou deixar o domingo de manhã livre para acordar mais tarde e passear tranquilamente com o cachorro em seguida.

Legal, né?! Mas você lembrou que antes precisou sacrificar 4 horas de estudos na sexta-feira porque teve que ir à apresentação na escola da filha no Dia das Mães.

Impossível dizer “não” para a apresentação, mas para acordar tarde no domingo e fazer uma caminhada é possível dizer “não”. Isso é a lei da compensação aplicada ao concurseiro de alto rendimento!

Você vai utilizar aquele buffer da manhã do domingo e fazer exatamente o que estava planejado para as horas não estudadas na sexta-feira. Simples assim…

Dica 4 – Aproveite o tempo de estudos focado em somente uma tarefa por vez

Essa história de que a vida moderna pede/exige pessoas multitarefas não funciona para concurseiros! Ou você está estudando ou você está se enganando.

Quando você separa um tempo para ler determinada aula do curso de Direito Constitucional, por exemplo, não se engane achando que pode ler a apostila e cozinhar ao mesmo tempo.

Seu cérebro vai dar atenção a uma coisa ou a outra; não pode dar 100% de atenção a duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. Algo vai ser perdido entre essas atividades…

Para não correr esse tipo de risco, fuja de distrações que possam tirar o foco da atividade que você se propôs a desempenhar naquele dia.

Nada melhor do que ter um cantinho da casa apropriado para os estudos. Tome cuidado com elementos que estão a sua volta que podem te distrair.

Use também a criatividade para fazer com que seu rendimento melhore nesse ambiente sem distrações. Lembre-se de se afastar de whatsapp, redes sociais, emails ou qualquer outra atividade que concorra com a sua atenção naquele momento.

Conclusão

Gerenciar o tempo é uma arte que pode ser aperfeiçoada dia após dia. Só quem estuda para concurso passa por todas essas provações e sacrifícios.

Espero que essas 4 dicas façam a diferença nos seus estudos. Sempre que você se pegar fazendo algo fora da direção do que acabou de ler, pense: “isso está me colocando mais próximo ou mais distante do meu objetivo final?”

Bons estudos!
Prof. Bruno Pimentel

brunopimentel@voceconcursado.com.br
@prof.brunopimentel

Acompanhar
Notificar
1 Comentário
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
leotivi
leotivi
Aluno
6 anos atrás

Boas dicas!